Central de Ajuda

Por Que Seus Anúncios do Instagram Aparecem para Você?

3 minutos de leitura

Por que Vejo Meus Próprios Anúncios (e Eles Aparecem para Amigos ou Familiares)?

Se você já se perguntou “Por que meus anúncios aparecem para mim?” ou “Por que meu amigo ou parente viu meu anúncio, mesmo sem ser o público-alvo?”, saiba que essas situações são mais comuns do que você imagina. Vamos desmistificar isso e explicar por que esses casos não são sinal de erro na segmentação ou mau uso do orçamento publicitário.


Por Que Seus Anúncios Aparecem para Você?

Quando você investe em anúncios no Instagram ou Facebook, é natural que seus próprios anúncios apareçam no seu feed por alguns motivos técnicos:

  1. Interação com a Conta Comercial
    Se você gerencia ou interage frequentemente com o perfil comercial da sua empresa, o algoritmo entende que você tem interesse no conteúdo e pode exibir os anúncios.
  2. Segmentação Geográfica
    Os anúncios são direcionados para uma localização onde você também está. Por isso, ao incluir a cidade ou região do seu negócio na campanha, é esperado que seus anúncios apareçam para você.
  3. Interesses e Comportamento
    Como alguém ligado ao negócio, é provável que seus interesses coincidam com os do público-alvo definido, como arquitetura ou design (no caso de um escritório de arquitetura). Isso faz com que o algoritmo inclua você no público qualificado.


Por Que Meus Amigos ou Familiares Vêem Meus Anúncios?

Da mesma forma, amigos ou parentes também podem visualizar seus anúncios, mesmo que não sejam o público principal. Isso ocorre porque:

  1. Proximidade Geográfica
    Se sua campanha inclui uma segmentação geográfica, pessoas que moram ou estão próximas da sua localização (como amigos ou familiares) podem acabar vendo os anúncios.
  2. Interação com Seu Perfil Comercial
    Amigos ou parentes que seguem ou interagem com sua conta comercial podem ser identificados pelo algoritmo como parte do público com interesses relacionados.
  3. Amplitude dos Algoritmos de Segmentação
    Plataformas como Instagram e Facebook utilizam aprendizado de máquina para testar e ajustar a entrega dos anúncios. Durante essa fase, o algoritmo pode exibir anúncios para pessoas com perfis semelhantes ao público-alvo para verificar o desempenho. Isso é parte do processo de otimização.


Isso Afeta o Resultado da Campanha?

Não. A exibição de anúncios para você, seus amigos ou parentes é uma parte minúscula do total de impressões e cliques da campanha. Os algoritmos das plataformas priorizam exibir os anúncios para o público mais relevante dentro das configurações que você definiu.

Na verdade, essas ocorrências ajudam o algoritmo a “aprender” mais sobre o público ideal e a melhorar a entrega dos anúncios ao longo do tempo.


Conclusão

Ver seus próprios anúncios ou saber que amigos e parentes também os visualizaram não é um problema ou sinal de erro. É uma ocorrência normal no funcionamento das plataformas de anúncios digitais, resultado do cruzamento de dados comportamentais e geográficos.

Esses episódios não prejudicam o desempenho da campanha e, na verdade, são parte do processo de aprendizado do algoritmo para melhorar a entrega dos anúncios ao público correto.

Para mais informações, você pode consultar a Central de Ajuda do Facebook Ads e o Suporte do Instagram.

Se ainda tiver dúvidas, nossa equipe está sempre à disposição para te ajudar!

Este tutorial foi útil para você?